quarta-feira, 11 de março de 2009

trabalho

qualquer coisa


Desemprego, o problema. Criar novos postos de trabalho, qualificar mão-de-obra, aquecer o mercado... seriam soluções? Nesses limites a discussão é inócua.

A centralização dos meios de produção nas mãos de poucos gera o desemprego e mais: o subemprego, o regime de semi-escravidão legalizado, o trabalho alienado e sua distribuição hierárquica, injusta e irracional. Este sistema deve derrocar. Não sei se verei, mas acontecerá, como já aconteceu com outros sistemas que pareciam perenes e que por fim caíram. É que o Poder tem uma arrogância cega que se concatena com o medo do povo e nessa relação sadomasoquista ambos se bolinam, se molestam, se destróem.

Não temos direito ao trabalho, somente. Temos direito a trabalho digno. Que tal um trabalho que amplia as possiblidades de experimentar a vida? Que tal um trabalho por uma sociedade mais justa e menos triste? Que tal um trabalho que amplie a nossa consciência e enriqueça nosso espírito? Um trabalho que nos garanta a sobrevivência, mas que não nos impeça de viver?

Aumentar a produção de bens materiais fúteis e o seu consumo é uma forma de suicídio à prestação. Vamos acabar com o trabalho alienado e brutalmente hierarquizado que movimenta essa engrenagem de destruição em massa. Precisamos meditar o conselho de Confucio: se ama o que fazes não terás um só dia de trabalho.

_____________________________________
operário em produção


VENHARÁPIDOMOSTREOCRACHÁVISTAOUNIFORMELIMPEA
MÁQUINALIGUEAMÁQUINAMAISPRODUÇÃOMENOSCONVER
SANÃOMEPERGUNTENÃOMERESPONDAvocêéumbomfuncionári
oumdiavouaumentarseusalárioPODESAIRPROALMOÇOVOLTEEM
TRINTAMINUTOSPORQUÊDEMOROUTANTO?ESTAVAPENSAN
DO?NÃOPENSEVARRAOCHÃOLIMPEOTETONÃOPAREAGORAF
AÇABEMFEITOEUTEPAGOPRAISSOAGORAVOCÊJÁPODEIRVO
LTEAMANHÃBEMCEDOVENHARÁPIDOMARQUEOPONTOVOCÊ
JÁESTÁVINTEMINUTOSATRASADOPORQUÊAINDANÃOTIROU
ESSACAIXADAÍAGORAFAÇAESSAPEÇATENHOURGÊNCIASENÃ
OTERMINARNOPRAZOESTIPULADOVAITERQUEFICARDEHOR
AEXTRAJÁTERMINOU!parabénsVOCÊCUMPRIUCOMSUAOBRIG
AÇÃOumdiavoulhedarumapromoçãoPORQUÊPAROUDETRABALHAR?NÃOQUERSUARACAMISA?OQUÊ?!Não faz nada demais e ainda quer aumento... Você tá sonhando. Pensa que faz tijolos pra construir, mas para nós você é que é um tijolinho da nossa construção. Deu defeito a gente troca. Lamento, está DESPEDIDO!

(de anarcotráfego)
__________________________________
"(...) os sinos badalam em surdina
é hora de voltar ao trabalho ( na boca dos leões tenho meu alimento e eu corro no deserto entrenublado de girassóis a parir punhais de topázio
meu peito é alvo imantado, meu sangue é néctar e mata minha sede
sigo doente pela cura – irmãs incógnitas da memória desvairada, sopro de rosa em botão e suspiro de peixe-águia
como não falar em anjos e demônios que me guardam e me furtam? em deuses me sondando como voyeuses? em pessoas como pulgas e poeira em minha pele, minha casa? como não beijar minhas asas mutiladas e acesas? como?...
não sou lagarto suicida, amanhã serei borboleta a sobrevoar os jardins do Éden e as ruínas de Hiroshima
sobrevoarei os anais da história, cus do inconsciente, a lembrança no espelho
sobrevoar, sobreviver...
sobrevoar!)
zumbis marcham mecânicos e riem vagamente (...)"

(de primeiro koan)
___________________________________
manhã de sol!
eu indo pro trabalho
desperdiçar a vida

(de raicais)
________________________
poema

o sopro da inspiração
é como bafo de cachaça
amanhecido

o porre da ressaca
na manhã da flor seguinte
o sol em sua palestra
a lua em seu sono

tudo floresce
no labor da mente
no clamor do peito
no cansaço das pernas

no mofo do caminho
com suas feras sua selva
cheirando enxofre poeira e monóxido de carbono
bálsamo jasmim e ópio

trans piração
transpoesia

(de anarcotráfego)


Nenhum comentário:

Postar um comentário